Educa O Em Israel
O território israelense, banhado pelo Mar Mediterrâneo, possui fronteiras com o Líbano (ao norte), Síria (a nordeste), Jordânia (a leste) e Egito (a sudoeste). A expansão territorial em áreas palestinas desencadeia uma série de confrontos entre as duas nações, pois os israelenses estão ocupando território dos palestinos, que reivindicam a formação de um Estado-Nação próprio.
Com mais de sete milhões de habitantes, Israel apresenta um dos melhores indicadores socioeconômicos do Oriente Médio: com média de 0,872, o país possui elevado Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Os serviços de saneamento ambiental são destinados à maioria das residências, fato que reflete na baixa taxa de mortalidade infantil: 5 para cada mil nascidos vivos. Outro destaque é a educação, onde 97% dos israelenses são alfabetizados.
A economia nacional se fortalece com a ajuda financeira dos Estados Unidos (EUA) e com o envio de dinheiro de judeus que vivem no exterior. Outro elemento de grande importância é a agricultura, que é praticada com grande aparato tecnológico. O setor industrial baseia-se nos segmentos bélico e de informática. Jerusalém, local sagrado das três principais religiões monoteístas (cristianismo, islamismo e judaísmo), recebe milhões de turistas, contribuindo para a economia israelense.
Jerusalém, cidade sagrada para os judeus
Dados de Israel:
Localização: Oriente Médio.
Área: 22.145 km².
Capital: Telaviv e Jerusalém – não reconhecida pela ONU.
Idiomas: Hebraico e Árabe.
População: 7.169.556 habitantes.
Densidade demográfica: 323,7 hab/km².
População urbana: 92%.
População rural: 8%.