Educa O Difusa
Aluna: Thereza Edith Lins dos Santos
Curso: Pedagogia P1
Disciplina: História da Educação
Prof.ª: Guaraciana
Comunidade Tribais: Educação difusa.
João Pessoa 2015
1. COMUNIDADES TRIBAIS: EDUCAÇÃO DIFUSA.
São as primeiras formas de organização social e humana.
Essas organizações são conhecidas por povos primitivos. No Entanto, ainda hoje há pessoas vivendo em comunidades tribais.
Nas comunidades tribais as crianças aprendem imitando os gestos dos adultos nas atividades diárias e nas cerimônias dos rituais. As crianças aprendem "para a vida e por meio da vida", sem que alguém esteja especialmente destinado a tarefa de ensinar. O homem incidia sobre o saber (conhecimentos), o fazer (aptidões técnicas), o ser (valores) e o estar (saber sua posição no meio e agir conforme as necessidades do meio).
A imitação dos gestos foi fundamental nesta fase. Não haviam métodos e sim práticas educativas.
São míticas: O sagrado se manifesta na explicação da origem divina da técnica, da agricultura, dos males... tudo gira em torno do divino; a ação do homem imita a ação dos deuses. Ex: danças antes da guerra representando a antecipação mágica do que visa garantir com sucesso; os desenhos como forma antecipada de apropriação das caça e como forma de restituir os animais na natureza.
São de tradição oral: mitos e ritos são transmitidos oralmente – por eles a tradição se impõe, permitindo a coesão grupal e repetindo os comportamentos considerados desejáveis (assim configuram-se como comunidades estáveis = nelas as mudanças acontecem lentamente).
Organização social das tribos. Baseia-se numa estrutura que mantém homogêneas as relações, sem a dominação de um ou outro segmento: “mesmo que a divisão de tarefas leve as pessoas a exercerem funções diferentes, o trabalho e o seu produto são sempre coletivos.” Algumas pessoas especiais possuem o prestígio: o chefe guerreiro, o feiticeiro. São eles objetos de consideração e de