EDUCA O DE PESSOA COM NECESSIDADES ESPECIAIS
Primeiro passo é saber o que é educação inclusiva. Educação inclusiva é um processo que se amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular.Trabalhar com educação inclusiva não é tarefa fácil, ainda mais quando não temos profissionais capacitados na área.
Mais quem são os alunos com NEE? São aqueles que apresentam demandas no domínio das aprendizagens curriculares, que são de alguma forma, diferentes dos demais alunos.
A perspectiva da educação especial requer um olhar diferenciado para o desenvolvimento humano, para o seu processo de ensino/aprendizagem das pessoas com necessidades educacionais especiais. Os objetivos da educação em muitos países, inclusive no Brasil, segundo Orrú (2012) é construir, desconstruir e reconstruir conhecimentos e metodologias em busca de uma educação de qualidade para todos. Entretanto, quando falamos de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) torna-se necessário ampliar essa discussão em razão da complexidade dos processos de aprendizagem e desenvolvimento desta criança.
A educação especial é uma modalidade de ensino destinada a educandos portadores de necessidades educativas especiais no campo da aprendizagem, originadas quer de deficiência física, sensorial, mental ou múltipla, quer de características como altas habilidades, superdotação ou talentos. A oferta da educação especial, dever constitucional do Estado, tem início na faixa etária de zero a seis anos, durante a educação infantil. Sendo assim, respeitando-se as possibilidades e as capacidades dos alunos, a educação especial destina-se às pessoas com necessidades especiais e pode ser oferecida em todos os níveis de ensino.
Apostar na Educação Inclusiva é acreditar que seremos capazes de contribuir para uma formação social, viabilizar a possibilidade de se buscar alternativas de permanência de aluno na escola, elevando sua autoestima; é banir em definitivo o