Edivan
Centro de Ciências Biológicas e da Natureza
Curso de Licenciatura Plena em Química
Disciplina: Físico-Química Experimental
Docente:Carlos Eduardo Garção de Carvalho
Discentes: Andressa Rossato, Alexandro Gonsalves, Elissandra Araújo e Joelimar da Silva e Pollyanna Alves do Nascimento
PILHA ALTERNATIVA BASEADA NA PILHA DE DANIEL
PILHA DE BATATA
Rio Branco – AC
Outubro/2012
Pilha de batata
1-Objetivo Obter condução elétrica através de uma pilha alternativa.
2-Introdução A eletroquímica estuda os fenômenos elétricos atuantes nas fontes de energia, este é constituído por eletrodos em contato com uma solução de eletrólito, e assim há propagação de energia. Nosso experimento consiste em um experimento simples ‘’PILHA DE BATATA’’ A batata possui eletrólitos em sua composição, permitindo a troca de íons entre os eletrodos. Esse circuito fechado produz energia suficiente para ligar aparelhos de pequeno porte, exemplo: calculadora, demonstrando que a energia química pode transforma-se em energia elétrica. As Reações de oxi-redução tanto podem gerar corrente elétrica, como serem iniciada por uma corrente elétrica.
3-Materiais e métodos
3.1-materiais:
3.1.1-1 voltímetro, 3 fios de cobre, 2 moedas de cobre, 2 placas de zinco, 1 calculadora, 1 batata cozida.
3.2-métodos:
3.2.1- cortou-se a batata cozida ao meio, foi colocada uma moeda e uma placa de zinco em cada uma das partes da batata, em seguida, anexou-se uma das pontas de um fio em uma moeda e uma placa de zinco, outro fio foi anexado à outra placa de zinco, o terceiro na placa de cobre. Encostou-se cada fio do voltímetro a cada ponta do fio de cobre para medir a voltagem. Para verificar a energia utilizando à calculadora, encostou-se cada ponta do fio de cobre em cada lado do receptor de energia da calculadora.
4-Resultado e discussão: Após realizar o procedimento, foi constatada energia elétrica, utilizando batata como solução eletrolítica, ao trocar de