Edifícios sustentáveis no Brasil
ENGENHARIA CIVIL E ENGENHARIA DEPRODUÇÃO
ANA MARIA TORRES DA SILVA
JOSÉ ULISSES DA SILVA NETO
LUCAS CARVALHO MENDONÇA
MONIQUE NOVAES AGRA SANTOS
EDIFÍCIOS SUSTENTÁVEIS NO BRASIL: ENFOQUE EM TELHADOS VERDES
Delmiro Gouveia
Setembro/ 2013
ANA MARIA TORRES DA SILVA
JOSÉ ULISSES DA SILVA NETO
LUCAS CARVALHO MENDONÇA
MONIQUE NOVAES AGRA SANTOS
EDIFÍCIOS SUSTENTÁVEIS NO BRASIL: ENFOQUE EM TELHADOS VERDES
Trabalho apresentado à disciplina de Ética e Exercício Profissional como um dos pré-requisitos de avaliação da Unidade II.
ORIENTADOR
Prof. Ivson
Delmiro Gouveia
Setembro / 2013
INTRODUÇÃO
Os inúmeros problemas causados pela construção civil ao meio ambiente fez com que fosse necessário buscar maneiras de economizar os recursos naturais e garantir que o crescimento econômico e populacional pudesse ocorrer com tranquilidade. Diante disso, o Brasil, país em crescente desenvolvimento, começou a desenvolver projetos sustentáveis, e hoje ocupa a quarta posição no ranking mundial de construções sustentáveis, de acordo com o órgão internacional Green Building Council (US GBC).
A construção sustentável visa à redução dos impactos ambientais através do uso de técnicas, materiais e tecnologias menos nocivas no decorrer da obra que garantam a sustentabilidade do empreendimento, através do uso de materiais duráveis, além do reuso de águas e formas alternativas de energia. Já a construção ecológica, ainda que tenha o mesmo objetivo da anterior, utiliza-se de materiais disponíveis no próprio local da construção, como madeiras e pedras, além de defender a integração da construção com a paisagem, de forma a causar o menor impacto visual possível. Portanto existem modos inteligentes de empregar tais recursos na construção civil, que possibilitam a diminuição dos impactos ambientais e socioeconômicos. Por exemplo, o aproveitamento de energias renováveis, uma