edificio master
Edifício Master mostra o cotidiano das pessoas, que moram num prédio de Copacabana no Rio de Janeiro, de maneira descontraída e inovadora. O documentário aborda as diferentes identidades contidas em um local tão limitado como é um prédio, mostrando como aquilo que é local, se torna universal, diante da pluralidade étnica e identitária encontrada naquele determinado lugar; assim o Edifício Master abriga pessoas de diferentes idades, condições sociais, sentimentos e histórias.
Baseado apenas em entrevistas, o documentário apresenta algumas particularidades existentes entre as divisórias de concretos do edifício, mostrando como as pessoas que se encontram nos corredores e elevadores do prédio, não são meros humanos, mas também seres providos sentimentos e particularidades. Astuciosamente, Coutinho consegue depoimentos contundentes sobre a intimidade de alguns moradores do prédio; mesmo tendo a câmera como um objeto intimidador, os moradores relatam histórias de sua vida que oscilam desde amores prósperos e longos até viagens e transtornos emocionais.
O documentário inicia com moradores contando o passado do prédio, que foi marcado por ter má reputação, abordando uma entrevistada nômade, e antiga moradora do prédio. Além do síndico, que foi responsável pela mudança de caráter do Master, transformando-o em um prédio “de família”.
Apesar de ter o foco principal nos moradores do prédio, o documentário expõe, em forma de clipes, a estrutura desse prédio. Os corredores, cenas das câmeras de segurança e os próprios apartamentos dos entrevistados são