edificações
A engenharia hidráulica evoluiu muito no último século, seja em construções comerciais ou residenciais, e com ela os materias foram se tornando cada vez mais práticos. Um bom projeto de hidráulica alem prevenir futuras dores de cabeça ocasionadas por mal funcionamento dos equipamentos ou com contas de água abusivas, e deve ser elaborado pensando também no meio ambiente, buscando sempre alternativas sustentáveis.
Dentre os produtos hidráulicos podemos citar as caixas d’água; conexões soldáveis; roscáveis, de cobre e de esgoto (que podem ser de série normal, reforçada, com caixas e ralos e caixas múltiplas); sifões e adaptadores, sejam eles para máquina de lavar roupa ou louça...
Com o avanço da tecnologia e aumento da preocupação com o meio ambiente, algumas marcas começaram a produzir esses equipamentos de modo sustentável, ou seja, investindo em pesquisa e utilizando novos materiais, ou processos de fabricação que não agridem o meio ambiente.
Esse é o caso dos canos, tubos e alguns tipos de conexões, eles são produzidos em diversos tipos de materiais, que dependem de diversos fatores técnicos e econômicos para se adaptarem às suas necessidades. O PVC lidera o ranking dos mais conhecidos, junto com os canos de cobre, mais usados em construção civil, especialmente no transporte de água aquecida.
Mas em quesito de sustentabilidade o material quem vem se destacando no mercado é Polipropileno (PP) ou polipropeno que é um plástico, derivado do propeno ou propileno reciclável. Ele pode ser identificado em materiais através do símbolo triangular de reciclável. O polipropileno é um tipo de plástico que pode ser moldado usando apenas aquecimento, ou seja, é um termoplástico. Possui propriedades muito semelhantes às do polietileno (PE), mas com ponto de amolecimento mais elevado.
Possuí baixo custo, elevada resistência química e a solventes, fácil moldagem, fácil coloração, alta resistência à fratura por flexão ou fadiga, boa resistência.