edificações
Tijolo maciço de argila de massa homogênea isenta de fragmentos calcários, são cozidos, ausente de carbonização interna, duros e sonoros, não vitrificado, arestas vivas, faces planas, sem apresentar defeitos sistemáticos (fendas, trincas ou falhas), conformados por prensagem e queimados de forma a atender os requisitos da NBR 7170.
A resistência mínima do tijolo maciço deve ser de 1,0 MPa.
Dimensões Nominais: 190 X 90 X 57 mm;
Tolerância de 3 mm para mais ou para menos nas 3 dimensões;
Argamassa de Assentamento: Traço: 1lata de cimento, 2 latas de cal e 8 latas de areia;
Preferencialmente, deverá ser utilizado cimento CP III ou CP IV, sempre que possível.
Pesa em média 1,5 Kg.
Aplicação
Alvenarias de embasamento, paredes externas, internas, muros de divisa etc.
Pode ser assentados de “meia” (a parede fica com 100 mm de espessura), ou de “um” (a parede fica com 200 mm de espessura).
Quando assentado de “meia”, utiliza-se em média 72 tijolos por m2. Quando assentados de “um”, utiliza-se em média 140 tijolos por m2.
Os Tijolos devem ser molhados previamente, assentar os tijolos em juntas desencontradas (em amarração) e no prumo, a espessura máxima das juntas deve ser de 10 mm.
É encontrado no mercado a R$220,00 reais o milheiro em média, sofrendo variação em seu preço para mais ou para menos dependendo do fabricante e do revendedor.
Vantagens
Mais resistente em relação à alvenaria de vedação, a parede fica mais compacta, melhor isolamento acústico e térmico.
Desvantagens
Maior gasto de tijolos por m2, consequentemente a mão de obra sai mais caro, gasto maior de argamassa de assentamento, além de ficar uma parede muito mais pesada.