EDIFICAÇÕES
Azimute: é um termo comum utilizado para designar a direção de uma inha. O Azimute de uma linha é definido pelo ângulo formado a partir da linha do extremo Norte ou Sul em sentido horário do meridiano de referência para o alinhamento em questão.
Os Azimutes podem variar de 0° a 360°
Toda linha tem dois Azimutes; o direto e o inverso. Seus valores diferem entre si por 180°, dependendo de qual extremo da linha está sendo considerado.
Os Azimutes são referidos como verdadeiros ou magnéticos, dependendo do Meridiano utilizado. O tipo de meridiano deve ser claramente indicado.
Rumo: O rumo de uma linha é definido como o menor é definido como o menor ângulo que a linha faz com o meridiano de referência; ele não pode ser maior que 90°.
Os rumos são medidos em relação às extremidades norte ou sul do meridiano e estão dispostos em um dos quadrantesde tal forma que tenha valores como NE, NO, SE ou SO.
Assim como os azimutes, cada linha tem dois rumos, dependendo de qual extremo da linhaé considerado. Dependendo dos meridianos que estejam sendo utilizados como referência, os rumos podem ser Verdadeiros ou Magnéticos; por isso é importante indicar claramente qual o tipo de meridiano está sendo utilizado.
CONVERSÃO DE RUMOS EM AZIMUTES
(e vice-versa)
1º quadrante = NE; onde RUMO = AZIMUTE.
2º quadrante = SE; onde Az =180° - RUMO.
3º quadrante =SO (SW); onde Az = 180° + RUMO.
4º quadrante = NO (NW); onde Az = 360° - RUMO.