Edificações - NR 8
O uso de desenho pelo homem é tão antigo quanto a nossa própria origem. Atualmente são conhecidos vários exemplos de desenhos que mostram cenas do dia-a-dia de nossos ancestrais. O desenho é um relato histórico, de uma época em que as nossas capacidades de comunicação oral e gestual eram incapazes de representar a riqueza de detalhes da realidade vivida pelo homem. Desde muito cedo, portanto o desenho passou a ser usado como recurso para representação de objetos, pessoas e animais.
O desenho técnico é uma forma de expressão gráfica que tem por finalidade a representação de forma, dimensão e posição de objetos de acordo com as diferentes necessidades requeridas pelas diversas modalidades de engenharia e também da arquitetura. Utilizando-se de um conjunto constituído por linhas, números, símbolos e indicações escritas normalizadas internacionalmente, o desenho técnico é definido como linguagem gráfica universal da engenharia (civil, mecânica) e da arquitetura
Este trabalho tem como Objetivo Geral analisar a importância e a relação do desenho técnico com Norma regulamentadora -08 EDIFICAÇÕES.
DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO
NR-08 EDIFICAÇÕES.
8.2. Os locais de trabalho devem ter a altura do piso ao teto, pé direito, de acordo com as posturas municipais, atendidas as condições de conforto, segurança e salubridade, estabelecidas na Portaria 3.214/78. (Alterado pela Portaria SIT n.º 23/2001)
O pé direito de qualquer construção, prédio ou casa é a altura que vai do solo à laje, no caso de apartamentos, e do solo ao início do telhado, em casas. Fica em torno de 2,80m.
DESENHO TÉCNICO
Um desenho é uma figura, uma imagem ou um delineamento geralmente feito à mão, com uma ferramenta (lápis, pincel), em diferentes materiais. O conceito de técnico, por outro lado, refere-se a um processo ligado à ciência, destinado a obter um determinado resultado.
Os desenhos técnicos são feitos por profissionais capazes de representar a ideia de um