Edicação e diversidade
“Não há educação que não esteja imersa na cultura da humanidade e, particularmente, do momento histórico em que se situa. A reflexão sobre esta temática é co-extensiva ao próprio desenvolvimento do pensamento pedagógico.
Não se pode conceber uma experiência pedagógica “desculturizada”, em que a referência cultural não esteja presente. A escola é, sem dúvida, uma instituição cultural. Portanto, as relações entre escola e cultura não podem ser concebidas como entre dois pólos independentes, mas sim como universos entrelaçados, como uma teia tecida no cotidiano e com fios e nós profundamente articulados.” (CANDAU & MOREIRA, 2003, p.159.)
[pic]
O multiculturalismo se vive, ensina e aprende. É um trabalho de construção onde o envolvimento de todos se dá pelo respeito e pela própria constatação de quem, sem o outro, nada se sabe sobre ele, a não ser o que a própria imaginação fornece. Mostra que é preciso respeitar os diferentes grupos e culturas existentes e incentivar o convívio entre estes grupos com o objetivo de enriquecimento cultural. Podemos observar essas diferenças, por exemplo, no ambiente escolar, onde em uma mesma escola, ou mesmo em uma sala de aula, temos estudantes de diferentes grupos étnicos, sociais, religiosos, etc. Dessa forma, cabe à escola e ao professor mostrar a esses