edgar morin 7 saberes
Morin , Edgar. Educação e complexidade: Os sete saberes e outros ensaios, 4o ed. São Paulo: Cortez,2002.
Edgar Morin é considerado um dos maiores pensadores do séc.xx, tem formação pluridisciplinar, é sociólogo, antropólogo, historiador, geógrafo e filósofo, também é diretor do Centro de Estudos Transdisciplinar em Paris , presidente da Agência Europeia de Cultura da Unesco e presidente da Associação de Pensamento Complexo. Acima de tudo um intelectual livre que nos propõe uma visão transdisciplinar do pensamento.
Trata-se de uma experiência feita pelo autor sobre a reforma dos conteúdos do ensino secundário , na qual ele aborda assuntos como o Universo, a terra, a vida, a Humanidade e a literatura, religando-as com as disciplinas. Ele aponta com essa experiência, que não apenas no segundo grau ou na universidade, mas em todos os sistemas de educação existem “ sete buracos negros “, que são:
1 O Conhecimento: Oque é conhecimento?
Aprendemos ao longo da vida que temos que adquirir conhecimentos, porem não nos é dito jamais oque significa conhecimento. Quando crianças aprendemos com nossos pais por meio de proibições, a escola nos passa certa quantidade de conhecimentos e apartir dai as ideias rejeitadas pela sociedade são consideradas erradas.
É necessário ensinar que o conhecimento comporta riscos de erros e ilusões, tentando mostrar-lhes quais são esses erros e suas causas , é aqui que reside o primeiro buraco negro da educação.
2o O Conhecimento pertinente: O conhecimento pertinente não é somente aquele que nos traz uma grande quantidade de informações , pois, frequentemente somos submetidos a grande quantidade de informações que nos é passado pela televisão, o verdadeiro problema não é o grande numero de informações que recebemos, mas sim o de organizar essas informações. Esse segundo o autor é o segundo buraco negro da educação.
3 A Condição Humana : Nesta condição é destacado que em lugar