Eder
A rapidez nas mudanças sociais, tecnológicas e políticas, tornaram-se fatores de influência no contexto interno das empresas. No cenário de tantas turbulências e incertezas, as empresas buscam ferramentas e técnicas que as auxiliem no processo gerencial. O Planejamento Estratégico é uma dessas ferramentas.
Portanto a necessidade do planejamento estratégico se resume em uma técnica administrativa, feita através de uma análise do ambiente de uma organização, criando a consciência de suas oportunidades e ameaças dos seus pontos fortes e fracos pra o cumprimento de sua missão, e estabelecendo o propósito de direção que a organização deverá seguir para aproveitar as oportunidades e evitar riscos. A importância das empresas em fazerem um Planejamento Estratégico torna-se necessário para que as mesmas mantenham-se no mercado e conseqüentemente adquiram estabilidade.
Segundo ANSOFF (1990), somente um número de empresas utiliza o verdadeiro Planejamento Estratégico. A grande maioria das empresas continua empregando as antiquadas técnicas do planejamento a longo prazo, que se baseiam em extrapolação das situações passadas.
De acordo com estudos feitos pelo SEBRAE, com base no regime simplificado do tributação o SIMPLES, é considerado como micro empresa, aquela com Receita Bruta anual igual ou inferior à (R$ 240.000,00) e com até no máximo (10) dez funcionários.
Este projeto focaliza a implantação do planejamento estratégico nas micro – empresas, visando superar as dificuldades vividas atualmente pelas empresas.
1 TEMA
Planejamento Estratégico
2 DELIMITAÇÃO DO TEMA:
Um estudo que visa a implementação do planejamento estratégico, dentro das micro- empresas de Porto Velho.
3 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Pretende-se investigar através de um diagnóstico os fatores que contribuem pra o fechamento das micro-empresas de Porto Velho. Dessa forma pergunta-se: o insucesso das micro-empresas está