edema
TRABALHO SOBRE EDEMA PULMONAR
TURMA 36
CARMOSINA DOS SANTOS DINIZ Nº 39
MARIA APARECIDA CAVALCANTE Nº 39
SUMARIO
1. Introdução
2. Desenvolvimento
3. Conclusão
4. Referencia
1- INTRODUÇÃO
O edema pulmonar é uma condição causada por excesso de fluido nos pulmões. Este líquido se acumula nos numerosos alvéolos nos pulmões, tornando-se difícil respirar.
Na maioria dos casos, o edema pulmonar é causado por problemas cardíacos. Mas fluido pode acumular-se por outras razões, incluindo a pneumonia, a exposição a certas toxinas e medicamentos, ou em pessoas que vivem em altitudes elevadas.
O edema pulmonar que se desenvolve subitamente (aguda) é uma emergência médica que requer cuidados imediatos. Apesar de o edema pulmonar poder às vezes ser fatal, o tratamento imediato juntamente com o tratamento de problemas subjacentes podem levar a melhora da condição médica.. O tratamento para edema pulmonar varia dependendo da causa, mas geralmente inclui oxigênio suplementar e medicamentos.
2- Desenvolvimento
Edema pulmonar agudo constitui urgência clínica e motivo frequente de hospitalar. O paciente apresenta-se extremamente dispneico, cianótico e agitado, evoluindo com rápida deterioração para torpor, depressão respiratória e, eventualmente, apneia com parada cardíaca. De diagnóstico essencialmente clínico, é fundamental, portanto, que o socorrista esteja habilitado a reconhecer e iniciar o tratamento de tão grave entidade.
O edema pulmonar se instala, quando o fluxo de líquido do espaço intravascular, em direção ao interstício e alvéolos, supera o retorno do mesmo ao intravascular e sua drenagem pelos linfáticos. Estes desempenham importante papel na remoção de líquidos do interstício pulmonar: estima-se que um adulto de 70 Kg tenha um fluxo linfático pulmonar de 20ml/h e que este possa sofrer incrementos adaptativos, atingindo até 200ml/h. Para que isso