ED1 OEB
De acordo como a Constituição Federal e com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional a educação visa o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho além de abranger os processos formativos de se desenvolver na convivência familiar e humana. Mas na sociedade contemporânea a função da educação é mais que isso. Ela se se torna responsável pela formação plena dos indivíduos e desenvolver sua percepção de mundo de modo que ele possa vir a agir com autonomia, responsabilidade e integridade.
Para muitos a função da escola está contida em apenas garantir a aprendizagem de conhecimentos e habilidades, mas também cabe à escola formar cidadãos críticos, reflexivos e conscientes de seus direitos e deveres, capazes de compreender a realidade em que vivem, preparados para participar da vida econômica e social do país e aptos a contribuir para uma sociedade mais justa. Ou seja, a função geral da escola é ajudar a educar futuros cidadãos.
Questão 2
Centralização VS Descentralização
A ideologia centralizadora foi trazida para o Brasil junto com os regimes autoritários e acompanhada de novas diretrizes, constituição e leis. Entre as principais mudanças na educação destaca-se o ensino médio transformado em profissionalizante, o ensino primário deixado de lado e uma aplicação maior na educação comercial.
Uma das principais características da descentralização da educação brasileira foi a municipalização, ou seja, ficou como dever do município oferecer escola obrigatória, gratuita e laica para o ensino primário, deixando para os estados e a União os ensinos médio e superior. A democratização da educação se torna mais presente porem o ensino superior continua muito elitizado.
Quantidade VS Qualidade
Desde que se tornou dever do Estado oferecer escola gratuita a todos a demanda vem sendo atendida com dificuldade Em teoria a qualidade deveria aumentar junto com a qualidade de ensino, porem com uma