Ed . f´sica
Curso Pedagogia – 5º Módulo
Campus Jabaquara
Ana Aparecida
Andréa Silvana dos Santos
Elaine Alonso Abdul Kader
Elem Elenice Cipolli
Gabriela tallassi
Hilma
Leda Sanches Domingues Simões
Lilian
Lucimara Capitanio
Erica
Jogos e Brincadeiras
Atividades de Educação Física
Habilidades a serem trabalhadas: Coordenação motora, ritmo e equilíbrio.
São Paulo 2011
Jogos de Regras
São aquelas brincadeiras que combinam aspectos motores-exploratórios (movimentos corporais e sensações) e ou aspectos intelectuais, com competição dos jogadores e regras pré-estabelecidas.
Devemos considerar que os jogos de regras começam a ser explorados pelas crianças, geralmente entre 4 e 7 anos. Pega-pega ,futebol, jogo do lenço-atrás são alguns exemplos.Auxiliando no desenvolvimento das regras sociais e quando elas se submetem às regras de jogos elas transportam para outras situações e brincadeiras os ajudando a ser um individuo mais organizado.
É importante que as regras sejam apresentadas aos participantes antes do início do jogo, de uma forma clara. E deve ser mantida, e desafiando os jogadores. Deve-se perguntar se todos entenderam as regras, e se antes da brincadeiras gostariam de mudar ou acrescentar mais alguma coisa.
Jogos Cooperativos
O importante deste é a participação de todos, e se divirtam no geral.
O modernismo transformou a união, cooperação, paz, responsabilidade, organização em egocentrismo e a criança apresentam essas qualidades desde pequena e o professor tem que intervir para mudar esse valor e transmitir os esquecidos no tempo. Devemos passar para as crianças que o importante não é vencer, mas participar, brincar se divertir, pois quem só pensa em vencer e ser competitivo está dentro de um pensamento egocêntrico e solitário, pois se acreditamos que a competição é o único e natural caminho, estamos dentro de uma armadilha, afinal aquilo em que acreditamos é aquilo que