ed junçoes
INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS
PROF.: LEONARDO R. ANDRADE
ESTUDO DIRIGIDO - JUNÇÕES CELULARES
1. O que são junções celulares e qual suas funções?
São estruturas que ocorrem em pontos de contato entre as células, interligando-os de modo que possam formar camadas, servindo para variadas funções além da ligação mecânica.
As junções entre as células criam vias para comunicação, permitindo que as células compartilhem sinais que coordenam seu comportamento e regulam seu padrão de expressão gênica.
2. Que tipos de junções celulares existem, escreva o nome dos subtipos?
A comunicação e a coesão entre as células são estabelecidas por meio das membranas, formando três classes funcionais de junções celulares:
· Junção ancorante ou aderente;
· Junção apertada ou oclusiva ( tight junctions);
· Junção mediada por canais proteicos ( comunicantes ou gap junctions).
3. O que são junções do tipo oclusivas ou bloqueadoras?
Em uma junção oclusiva/bloqueadora (ou zônula de oclusão), uma série de moléculas de proteínas integrais das membranas plasmáticas de células adjacentes fusiona-se formando uma junção impermeável que circunda toda a célula. Apesar de serem chamadas de junções "impermeáveis", algumas junções oclusivas possibilitam um certo grau de vazamento, permitindo a passagem de determinados íons.
4. Descreva a estrutura proteica das junções oclusivas?
Até o presente momento, já foram caracterizados três tipos de proteínas formando as junções de oclusão: as claudinas, as ocludinas e as moléculas de adesão juncional - JAM. Pouco se conhece sobre as funções das moléculas JAM.
5. Qual o tecido que mais se encontram junções oclusivas e por quê?
Em epitélios que revestem cavidades e superfícies livres do organismo. Esse tipo de tecido delimita compartimentos de composição química distinta (ex: epitélio intestinal, renal, da bexiga e etc.) A perda da junção de oclusão significaria a dissipação do gradiente