ed. fisica
A formação da teoria didática para investigar as ligações entre ensino e aprendizagem e suas leis ocorre no século XVII, quando João Amós Comênio (1592 – 1670), um pastor protestante, escreve a primeira obra clássica sobre didática, a didática magna. Ele foi o primeiro educador a formular a idéia da difusão dos conhecimentos a todos e criar princípios e regras de ensino. (LIBÂNEO, 1994).
Tem-se relato que a Educação Física também aparece em tempos primitivos, segundo Oliveira (1983) todas as atividades humanas durante o período que se convencionou denominar pré-histórico dependem do movimento, do ato físico. Ao analisar a cultura primitiva em qualquer das suas dimensões (econômicas, políticas e sociais), vemos, desde logo, a importância das atividades físicas para os nossos irmãos das cavernas.
Este artigo teve o objetivo de analisar as tendências pedagógicas da educação brasileira e as abordagens da educação física e as relações que existem entre elas.
Um pouco da história da Educação e da Educação Física A Educação Física teve grande influência dos modelos europeus e já no século XVIII teve-se a preocupação de sua inclusão nos currículos escolares com Guths Muths (1712 – 1838), J. B Basedow (1723 – 1790), J. J Rousseau (1712 – 1778) e Pestalozzi (1746 – 1827).
Rousseau não acreditava que a educação tivesse como objetivo principal instruir, reprimir ou modelar o ser humano. Emílio Rousseau, afirma que, ao final ele não seria um soldado, um sacerdote, nem um magistrado: seria antes de tudo um homem. Ele deu destaque à educação como elemento da Educação Física (Oliveira, 1983).
Rousseau