ed fisica
No nosso dia-a-dia, existem muitas situações em que a percepção sobre um determinado evento pode variar de pessoa para pessoa. Dessa maneira, para analisar uma aula de Educação Física, precisamos aprender um pouco sobre as técnicas de observação.
“Olhar” e “ver” são processos perceptivos bem diferentes. Muitas vezes estamos olhando para um determinado evento e não identificamos os detalhes.
Portanto, quando desejamos observar uma aula de Educação Física, precisamos selecionar quais aspectos que serão o foco da nossa observação.
Perceba que podemos observar diferentes relações, tais como: professor-aluno; aluno-aluno; aluno-material.
Podemos observar, também, se os conteúdos estão de acordo com a idade, ou, ainda, os níveis de motivação dos alunos Na observação participante, o observador tem um grande envolvimento com a realidade. Ele assume o papel de membro do grupo.
Segundo Le Boterf (1999), a pesquisa participante consiste num processo educativo, onde a participação no processo de pesquisa e de discussão dos resultados faz com que os pesquisadores adquiram um conhecimento mais objetivo da situação. Assim, podem analisar com mais precisão os problemas e formular ações mais adequadas.
De outro modo, na observação direta, o observador atua como espectador, ficando alheio à situação.
Existem vantagens e desvantagens nas duas formas de observação. É muito importante que você avalie bem qual é a melhor forma de observação para atingir o objetivo desejado. O grau de envolvimento pode variar de acordo com a decisão do observador
1.2 A Construção de Parâmetros para Observação na
Educação Física
Para realizar uma boa observação, é necessário definir claramente quais são os objetivos e quais são os aspectos do contexto a serem observados. De acordo com Danna e Matos (1986, p. 30), “a observação é sistemática por ser planejada e conduzida em função de um objetivo anteriormente definido”.