ed fisica
O aspeto técnico e tático mais importante da corrida de estafetas é a entrega e receção do testemunho, o que exige grande coordenação entre os corredores nos diversos percursos. A passagem ou transmissão do testemunho deve ser feita mão a mão e dentro de uma zona marcada na pista.
Para realizar uma boa transmissão do testemunho, o atleta deve:
1. Colocar-se no início da zona de balanço, com os pés virados para a frente, olhando por cima do ombro, para observares a aproximação do teu companheiro. 2. Iniciar a corrida quando o teu companheiro passar pela marca previamente combinada e segue olhando sempre para a frente.
3. Ao sinal do teu companheiro, estende o braço direito com a palma da mão para trás, o polegar virado para o solo e afastado do indicador, para que o testemunho possa ser entregue com um movimento de baixo para cima.
4. Segurar o testemunho pela sua parte anterior (da frente) e passa-lo para a outra mão.
Regulamento
1. O testemunho deve ser transportado na mão durante todo o percurso e se um concorrente o deixar cair só ele o pode apanhar.
2. Em todas as corridas de estafetas, o testemunho deve ser passado obrigatoriamente dentro da zona de transmissão.
A corrida de estafetas é constituída por 3 fases:
1. Partida
A partida para a corrida de estafetas 4 x 100 m é realizada em “decalage”, com blocos de partida sobre o lado direito do corredor, perto da linha exterior.
2. Transmissão
- O receptor deve aguardar o transmissor na zona de balanço, olhando para trás e por cima do ombro.
- O receptor deve começar a correr quando o transmissor passa junto a uma marca previamente colocada no