ed. fisica adaptada
Segundo a organização mundial de saúde, deficiência é o termo usado comumente para definir disfunção de uma estrutura psíquica, fisiológica ou anatômica. Esse termo pode ser utilizado para referir-se a pessoa com qualquer tipo de deficiência ou incapacidade como mostra Azevedo e Barros (2003, p.78):
O termo incapacidade sintetiza um grande número de diferentes limitações funcionais que se registram nas populações mundiais. Essa incapacidade pode apresentar-se sob a forma de uma deficiência física, intelectual ou sensorial; de uma doença que requeira cuidados médicos ou de uma enfermidade mental. Qualquer delas pode ser permanente ou transitória, conforme prevêem as Normas e Recomendações Internacionais sobre Deficiência, do Programa Mundial para Pessoas Portadoras de Deficiência (20).
No entanto é visível que tal termo possa causar algum tipo de preconceito já por se referirem a pessoas com alguma disfunção seja ela psíquica ou motora que comumente são rejeitadas pela sociedade por necessitarem de cuidados especiais como terapias ou estimulação motora para aprender a lidar com a necessidade ou para desenvolver suas potencialidades. Observa-se com a revista de saúde publica de São Paulo que há uma deficiência com relação ao conceito do tema em relação ao modelo medico e o social o que dificulta na relação dos deficientes com a sociedade.
Para entender a conduta dos deficientes físicos torna-se necessário fazer uma abordagem histórica.
Há algumas décadas as pessoas com algum tipo de necessidades especiais sofriam com o descaso da sociedade que os ignoravam com a dificuldade ocasionada pela deficiência e pela falta de interesse da sociedade em fazer o tratamento devido e sua socialização. Segundo Mazzotta (2003, p.16):
Considerando que, de modo geral, as coisas e situações desconhecidas causam temor, a falta de conhecimento sobre as deficiências em muito contribuiu para que as portadoras de deficiência, por