ED engenharia de software 1
Estudo Dirigido: Engenharia de Software
São Paulo
2015
Estudo Dirigido: Engenharia de Software
Relatório Técnico-Científico sobre a reutilização de software no desenvolvimento de sistemas.
Profº. Orientadora:
São Paulo
2015
RESUMO
Este estudo dirigido discorrerá sobre o desenvolvimento de sistemas com foco na reutilização de softwares, visando uma economia de tempo e custos de projeto, mas mantendo um alto padrão de qualidade.
Palavras-chave: Desenvolvimento. Custos. Padrão. Projeto. Sistemas. Qualidade.
SUMÁRIO
1. APRESENTAÇÃO 4
2. DESENVOLVIMENTO 4
2.1 CONTEXTO HISTÓRICO 4
2.2 REUTILIZAÇÃO 5
2.3 EXEMPLOS DE REUSO 6
3. CONCLUSÃO..............................................................................................................................10
REFERENCIAS 11
1. APRESENTAÇÃO
Segundo Pressman (capitulo 1, pág. 45), em uma época na qual os dispositivos de hardware evoluem tão rapidamente tornando sistemas de softwares obsoletos, a vida de um software dura meses. A partir deste princípio, a concepção de um verdadeiro sistema de software deve ser projetado para adaptar-se a mudanças.
Nesse sentido, a reutilização de softwares, economiza tempo, investimento e esforço da equipe de desenvolvimento, porém requer planejamento e capacidade técnica para prever tal finalidade, é nesse cenário que este projeto baseará seus estudos.
2.DESENVOLVIMENTO
2.1 Contexto Histórico
Entre os domínios da Engenharia de Software, está a reutilização de software, cuja a metodologia sistêmica reúne processos, técnicas e ferramentas com a finalidade de obter produtos com alta qualidade e economicamente viáveis.
Embora, no contexto social, a ideia de imitação ou reutilização sejam são vistas como falta de originalidade, o desenvolvimento de software orientado ao reuso, pode resultar em uma produtividade mais eficiente e uma redução considerável no tempo de execução do projeto.