Ed de imunologia
(1) Quais as moléculas que conferem especificidade à imunidade adaptativa?
R: São os linfócitos B da imunidade adaptativa humoral e os linfócitos T da imunidade adaptativa celular.
(2) Qualquer indivíduo é capaz de apresentar um dado peptídeo em particular?
(3) Que características da população são importantes de se considerar quando desenvolve uma vacina ou se estuda a susceptibilidade a uma doença infecciosa?
R: O contexto mais importante que deve ser considerado é a saúde da população. Esse diagnóstico, no entanto, deve ser acompanhado com um explicito aspectos de interesse específico para a definição dos objetivos, metas, estratégias e atividades relativas à vacinação, como: • Estimativas populacionais • Análise da situação das doenças preveníveis pela vacinação: perfil epidemiológico local e regional • Delimitação da área de atuação • Os recursos disponíveis
(4) Em resposta humoral a que estímulos existe uma produção grande de IgE?
R: A resposta a Th2 que estimula a produção de IgE, e essa resposta se dá devido a exposição a um alergênico. As citocinas envolvidas na ativação da produção de IgE, são: IL-4 e IL-13
(5) Em um exame sorológico para a detecção de resposta a um determinado patógeno, encontrou-se títulos elevados apenas de IgM. Em que fase da infecção esse indivíduo se encontra?
R: Os níveis elevados de IgM caracteriza uma infecção recente e em fase aguda, pois ele é o primeiro anticorpo produzido.
(6) Um indivíduo nasceu deficiente na expressão da enzima RAG. Como é seu sistema imune?
R: Seu sistema imune não apresenta linfócitos T e B no sangue periférico pois essa enzima é essencial na recombinação dos genes das regiões variáveis para os receptores das células T e B.
Esses indivíduos possuem, normalmente, células