Ed comandos eletricos
(Estas verificações são realizadas em todos os circuito).
Botoeira NA e NF esta ok, a tensão de entrada ok , achamos o quarto fio, contator k1 ok.
Entrada do circuito de potencia RST ok, entrada L1,L2,L3 verificado, saída L2,L4,L5 esta ok e a ligação esta com fechamento em estrela e depois triangulo.
Descrição do funcionamento do circuito A.
No inicio deste circuito de comando BO é o contato fechado que o cabo R entra no contato aberto 3 B1 que interliga o cabo para a entrada 4 B1 quando aciona a botoeira B1 é fechado o contato e alimenta A1 que é o K1 e a saída A2 para a rede S, que fecha o circuito e entra o contato de selo com o cabo em paralelo com o terminal 3 com o 13 de entrada e na saída o terminal 4 e o 14 que fecha o contato de selo. (onde aciona o motor) E para desligar é só acionar a botoeira B0 (desligará o circuito).
No circuito de potencia pegamos as três fases RST, fase R conectamos o cabo até a entrada do contator L1 da mesma forma a fase S até L3 e o T até L5.
E na saída do contator L2,L4,L6 levamos os cabos até o motor onde determinaremos o fechamento do motor de 6 pontas: se for estrela 1,2,3 ligados nos terminais do contator L2,L4 e L6.Se for triangulo o fechamento os cabos unidos 1e6,2e4,3e5.Obs: A fase T onde achamos o quarto fio é realizada a ligação dos motores.
Conclusão: (A)
Montar um circuito de comando elétrico depende de muita atenção nas ligações de entrada nas botoeiras NA e NF para não ocorrer inversão de cabos nas botoeiras.
No contato de selo para funcionar corretamente é preciso a ligação estar em paralelo em contatos abertos para quando acionar a botoeira B1 fechar corretamente.
E no comando de potencia a contatora com as entradas RST no k1 e na saída do k1 , o R, A1 uma das fases e o S, A2 a segunda fase, quando aciona a botoeira B1 o contato de selo se fecha ligando o motor.(com a