ed bioeletrogênese
Estudo Dirigido de Bioeletrogênese
01) Como se dá a passagem dos íons através da membrana? Quais as estruturas responsáveis por esta difusão? Por serem hidrofílicos, os íons precisam de proteínas canais ou bombas trocadoras. Eles se movimentam através da membrana por difusão, que é o movimento direcionado de íons de regiões de altas concentrações para regiões com menores concentrações (gradiente de concentração), ou por eletricidade, que induz o movimento dos íons usando um campo elétrico.
02) Qual a finalidade da equação de Nernst?
Calcula o potencial iônico de um íon específico baseado na concentração, principalmente (considera a carga do íon, a temperatura e a razão das concentrações interna e externa do íon). Ou seja, reflete a importância de determinada espécie iônica em um momento da célula.
03) Qual a diferença entre potencial de equilíbrio e potencial de repouso? (descrever cada um). O Potencial de repouso é a voltagem constante quando a célula não está recebendo nenhum estímulo. No potencial de repouso a célula está atingindo o equilíbrio dela baseado na migração de íons através da membrana. Normalmente uma espécie iônica é mais importante que outra, pois possui maior mobilidade, como é o caso do K+ nas células eletricamente excitáveis.
O potencial de equilíbrio de um íon é atingido quando a força difusional se equivale a força eletroquímica (força que leva o íon para fora e a que leva o íon de volta para dentro da célula), ou seja, com equilibro eletroquímico.
04) Defina potencial de ação? Quais as suas características e quais suas propriedades?
Potencial de ação é a resposta de estímulos da célula. Alteração de voltagem da célula quando ela recebe um estímulo, fazendo com que ela atinja um limiar e gere uma resposta. Propriedades: amplitude fixa, auto-regenerativa, auto-propagável, não decremental, geralmente propagado unidirecionalmente e propagação ponto a ponto.
05) Descrever os passos do potencial de ação.