Ed. Ambiental
Alexandre Arthur Cunha da Silva e Maria Helena Alves da Cunha
2013; 1º edição; Recife; EDUPE; Educação ambiental: um espaço de diálogo.
11 páginas
Educação Ambiental educação, ambiental, diálogo.
02 de setembro de 14
Breve histórico da educação ambiental
Com a revolução industrial, houveram alterações significativas nos ecossistemas ambientais. O primeiro livro a tratar sobre o assunto foi “Primavera Silenciosa”, escrito pela jornalista Rachel Carlson em 1961. Seguido pelo relatório “Os Limites do crescimento”, escrito por especialistas do Clube da Roma em 19721, e ainda no mesmo ano sendo discutido na conferência de Estolcomo.
Um olhar sobre a educação ambiental
O vocábulo “Educação Ambiental” sendo analisado fala que o mesmo é composto por um substantivo relacionado ao campo da educação, e define os afazeres pedagógicos da desta pratica educativa.
O autor diz que existe hoje uma variedade de nomenclaturas que envolve o tema, como alfabetização ecológica, eco pedagogia, educação ambiental critica, educação na gestão ambiental, que abrange outros sentidos.
Desde modo vemos que a educação ambiental tem uma visão holística, que tem uma lei que lhe rege.
A educação ambiental numa perspectiva interdisciplinar A educação atual observa a disciplinarização dos currículos, onde vê que cada disciplina fala de coisas especificas de seu conhecimento, sem se preocupar com a abrangência dos saberes, que teve ser trabalhada de forma contextualizada constituindo um todo. A hiperespecialização torna impossível aprender o difícil, e diante disso a educação ambiental busca fazer o individuo desenvolver sua capacidade de contextualizar o complexo.
Educação ambiental na dimensão da cidadania
Segundo a Constituição Federal, todos os indivíduos devem estar conscientes dos seu direitos e deveres enquanto cidadão. É na construção dos processos democráticos e participativos que o