ED 1 dinamica da terra
Licenciatura em Ciências Biológicas
Disciplina: Dinâmica da Terra
AD1 – 2014-2
Aluno: Aurimar dos Santos Silva Matricula 14212020136.
Pólo: Magê
1). O ciclo do nitrogênio em ecossistema aquáticos e similar ao terrestre embora os organismo específico sejam diferentes o processo e essencialmente ao mesmo, com o grupo específicos de bactérias as quais realizam as varias reações químicas inerentes ao ciclo, o nitrogênio e um dos elementos mais importantes no metabolismo de ecossistema aquáticos, graças a sua participação na formação de proteínas, um dos componentes básicos dos seres vivos, quando presente em baixa concentrações, pode atuar como fator limitante na produção primaria dos lagos e reservatórios. NITRIFICAÇÂO (NH3 – NO2 – NO3) prevalece no hipolímnio rico em oxigênio dos lagos e reservatórios Oligotróficos, enquanto que a AMONIFICAÇÃO (NO3 – NO2 – NH3) prevalece com escassez de Oxigênio, ao anoxia, do hipolímnio das águas Eutróficas. A chuva possui principias fontes de N, material orgânico e inorgânico de origem externa e a fixação biológica no ambiente aquático por bactérias e algas cianofíceas.
O Nitrogênio apresenta-se sob varias formas de Nitratos (NO3-), Nitrito (NO2-), Amônia (NH3), íon Amônio (NH4+), Oxido Nitroso (N2O), Nitrogênio Molecular (N2), Nitrogênio orgânico dissolvido (peptídeos, purinas, aminas, aminoácidos, etc.) Nitrogênio orgânico particulado (bactérias fito plâncton, zooplâncton e detritos).
Forma orgânica --- amodificação (decomposição excreção)----- Forma inorgânica ---- oxidado (NOx)— ---- Nitrificação ----- Reduzido (NH4)---- quimiossintese para energia ------- denitnificação (N2)------ ---- fixação de nitrogênio do N como nutriente ------- retorna na forma orgânica primeiros produtores consumidores.
(2). O interior da Terra através dos estudos geofísicos que investigam as diferentes propriedades físicas e químicas das rochas de forma indireta a velocidade de