Ecumenismo 3 Encontro
Por que se fala em “Ecumenismo” ao tratar de unidade cristã?
Ecumenismo é o principio da unidade cristã em torno dos elementos comuns da fé em Jesus Cristo. Que deve ser implicado através de estudos bíblicos, oração, jejum, ações solidárias, etc.
Devendo caracterizar-se como uma resposta de oração de Jesus “que todos sejam um para que o mundo creia”.
Como razão do ser igreja é muito importante à comunhão dos cristãos através do evangelismo e testemunho de uma vida onde Cristo reina.
Não encontraremos na Bíblia as palavras Ecumenismo ou Ecumênico no sentido da busca por unidade cristã.
O que encontramos é a palavra grega oikoumene, que quer dizer “casa comum” ou “toda terra habitada”, foi criada pelos gregos antes de Jesus, este termo aparece várias vezes na Bíblia, com o sentido grego o qual foi traduzido para o português de diferentes formas.
O termo oikoumene ou ecumene foi traduzido para o latim e ganhou este significado religioso. No século XVII, havia guerras religiosas entre católicos e evangélicos. Por isso o termo “ecumene” passou a ser usado para expressar o ideal da unidade cristã na “casa comum”. Afirmando que há compreensões de ecumenismo que pregam a eliminação das diferenças cristãs, como também a necessidade de unificação eclesial. Afirmamos que isto não corresponde ao que a Igreja Metodista tem por convicção. Há grupo que fazem uso do termo “macro ecumenismo”, expressão criada pelo bispo católico Pedro Casaldáliga para afirmar a aproximação de outras religiões. Termo este estranho ao Metodismo e a tradição histórica do movimento ecumênico, que no que diz respeito a outras religiões, fazem uso da expressão “diálogo inter-religioso”. Beneficia perante o mundo, o caminhar ecumênico, o testemunho da fé em Cristo e o serviço pleno do amor ao próximo. Somente através da manifestação da Graça de Deus, em nossa pecadora humanidade, Deus nos enxugará dos olhos toda a lágrima existirá o Reino de Deus em sua plenitude ecumênica, regido