Ecoturismo no Rio Grande do Norte
“Ecoturismo é o segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações”.
(Marcos Conceituais – MTur)
O Ecoturismo é um dos segmentos da atividade turística que mais crescem em todo o planeta pois cada vez mais o homem se preocupa ter contato com natureza, como uma forma de escapar do estresse provocado pelos grandes centros urbanos. também o turismo rural e social com a preservação dos recursos naturais, culturais e sociais. É, com efeito, uma atividade que contribui para a educação e a interpretação da natureza, com importantes consequências ambientais positivas e influindo no bem-estar das populações locais.
.
Parque Estadual Dunas de Natal
É uma reserva de 1.172 hectares de mata atlântica situada no coração da cidade de natal. É administrado pelo instituto de desenvolvimento econômico e meio ambiente (idema).
Criado através do Decreto Estadual nº 7.237 de 22 de novembro de 1977, o Parque das Dunas foi a primeira unidade de conservação ambiental implantada no estado do Rio Grande do
Norte. É parte integrante da reserva da biosfera da Mata
Atlântica reconhecida pela UNESCO e, por isso, declarada
Patrimônio Ambiental da Humanidade. O parque distribui-se por vários bairros da zona sul e leste da cidade, se estendendo ao longo da Via Costeira, onde abriga também o Centro de Convenções de
Natal.
Considerado o segundo maior parque urbano do Brasil (superado apenas pela Floresta da Tijuca), exerce uma grande importância na regulação do clima local, contribuindo com a recarga do aquífero subterrâneo, fxação das dunas e purifcação do ar, além de ser uma paisagem belíssima para a cidade.
Foi eleito o 5º melhor parque da América do
Sul para visitação em 2013 segundo o site de viagens TripAdvisor. O