Ecoturismo ecológico educativo
Introdução
O ecoturismo é uma atividade extremamente lucrativa no regime econômico contemporâneo, resultando em um elevado crescimento desse setor nos últimos anos. Alinhando questões sócias, econômicas e ambientais, o turismo ecológico alia a capitação de recursos com o desenvolvimento sustentável.
Nesse projeto, busca um turismo educativo, aliando paisagens do local ao conhecimento adquirido, tanto de pessoas nativas do local sobre a área, quanto de pessoas especializadas na área, passado tanto em trilhas, palestras etc.
Nessa proposta de projeto, engloba a capitação de recursos financeiros para a manutenção, tanto do projeto, quanto da UC, de diversas formas, como por exemplo, na venda de lembranças, estas feitas por moradores locais, na cobrança pelo acesso ao local, dentre outras formas.
Objetivos gerais
O ecoturismo educativo se constitui como uma atividade de lazer, preservação ambiental e educação. Ao longo dos anos o ecoturismo vem se destacando cada vez mais como uma atividade de conservação de áreas protegidas. O aspecto turístico da reserva aponta para um grande potencial econômico. A diversidade de experiências educativas com o ambiente que os visitantes podem ter ao conhecer a reserva pode ser considerada um dos maiores objetivos de uma visita a essa região, o que pode trazer reflexos diretos para a conservação da biodiversidade no contexto específico do ecoturismo.
Objetivos específicos
O objetivo deste trabalho é apresentar um modelo de turismo, denominado ecoturismo educativo que visa promover à proteção, a sustentabilidade e a educação científica por meio de visitas a reserva para conhecer o lugar e seus ecossistemas ricos em biodiversidade e cultura. O método utilizado constituiu-se de análise crítica de textos a partir de pesquisa bibliográfica e entrevista com a comunidade local. O resultado esperado se configura como uma proposta de ecoturismo que tem como principal função a educação científica, a