Ecossitemas
Constituído por unidades dos componentes dos conjuntos dos seres vivos e de seres não vivos, o ecossistema é uma unidade complexa totalmente inter-relacionadas.
Definido por um dos fundadores da ciência da ecologia, Eugene Odum, que diz que qualquer região natural que promova a interatuação em promoção a troca de matéria entre o vivo e o não vivo é um ecossistema. Isso quer dizer que nesses processos são criados correntes enérgicas que conduzem a uma diversidade biótica ou a ciclos biogeoquímicos. Os fatores que garantem o funcionamento e equilíbrio do ecossistema são esses ciclos biogênicos que são os percursos que os elementos químicos se transferem entre organismo e diferentes partes do planeta, e o fluxo de energia onde é fixada a energia solar nas plantas através da fotossíntese e a sua transferência em vários níveis da cadeia alimentar.
As estruturas e modo de funcionamento que regem o equilíbrio do ecossistema é essencial para garantia da vida no mundo assegurando a diversidade das espécies e a qualidade de vida dos seres humanos.
Existem estudos datados por volta do século XX que demonstram que o desequilíbrio em varias partes do planeta. Estes desequilíbrios podem acarretar a escassez dos recursos naturais que são indispensáveis para manutenção da vida humana na terra. Toda essa transformação começou a ser notada na era que apelidamos da “era industrial” devido ao modelo econômico que foi predominante no século XVII, a Revolução Industrial.
Outros estudos e avaliações foram feitas como Avaliação Ecossistêmica do Milênio (AEM) onde a Organizações das Nações Unidas (ONU) publicou a avaliação feita em 2005 por mais de 1000 cientistas de todo planeta, que as conseqüências das mudanças nos ecossistemas causaram ao bem estar humano e forneceram ações que visam a preservação do meio ambiente e a promoção dos recursos naturais sustentáveis.
A preocupação com o estágio de devastação dos recursos naturais utilizados pela sociedade foi o