Ecossitemas, e seu funcionamento
Ecossistema é o conjunto formado por todas as comunidades que vivem e interagem entre si, em determinada região, sofrendo das ações dos fatores abióticos (sem vida), que ali atuam. Ou seja, um ecossistema representa o conjunto das condições físicas, químicas e biológicas da qual a vida depende para existir.
A representação de um ecossistema funciona como uma pirâmide: Onde a base são os produtores, os organismos capazes de fazer fotossíntese ou quimiossíntese. Dentro do ecossistema existem diversos consumidores, que juntos formam a cadeia alimentar, sendo eles: Os consumidores primários, são aqueles animais que se alimentam dos produtores (os herbívoros), os consumidores secundários, animais que se alimentam dos herbívoros, a primeira categoria de animais carnívoros, consumidores terciários, são os grandes predadores que capturam grandes presas, são consideradas o topo da cadeia alimentar. E por fim, os decompositores (fungos e bactérias) são os últimos no elo da cadeia trófica, são os responsáveis pela decomposição da matéria orgânica, transformando-a em nutrientes para que possam estar novamente disponível no meio ambiente.
Quando falamos em ecossistemas, nos vem à cabeça algo associado aquilo que é natural, como a relação dos seres vivos com o ambiente onde não ha a interferência do homem, e está certo, esses são os chamados ecossistemas naturais, como . Mas vale ressaltar que existem ecossistemas com a interferência humana são os chamados ecossistemas artificiais, como as barragens, os aquários, e as estufas, esses são criados pelos homens e não existem na natureza.
Mata Atlantica:
A mata atlântica é uma formação vegetal que esta presente na região litorânea brasileira, é uma das mais importante florestas tropicais do mundo, e apresenta uma enorme biodiversidade, algumas da principais características dessa mata é a presença de arvores de médio e grande porte, formando uma floresta fechada e