ecossistemas
O Brasil é um país rico em paisagens naturais, em todos os cantos do país podemos admirar belíssimas criações da natureza que enchem os olhos de turistas nacionais e internacionais. Algumas formações como o pantanal mato grossense são exclusividades do nosso país e merecem o nosso prestígio e valorização. As paisagens naturais brasileiras são resultado da combinação de diversos elementos que definem características próprias de cada uma, são os fatores climáticos, a vegetação e a fauna local. Confira agora quais são as principais características de cada uma das paisagens naturais do Brasil.
Floresta Equatorial: Constitui a maior área ocupada por floresta no Brasil, composta por espécies latifoliadas e perenes que formam uma vegetação fechada e bastante heterogênea com uma grande variedade de vegetais. Também chamada de Hileia, essa floresta está ameaçada de extinção por conta das intensas queimadas e retirada desenfreada de madeira e outros recursos naturais da área.
Floresta Tropical Atlântica: Uma das formações mais destruídas da paisagem natural brasileira, atualmente encontra-se limitada a pequenas reservas. Possui características semelhantes a floresta equatorial, possuindo também vegetações hidrófila, com espécies latifoliada, perenes, formando uma mata densa e heterogênea.
Mata dos Pinhais: Presente principalmente nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do sul. Hoje, a Mata dos Pinhais conta com apenas 4% de sua área original. Constitui uma mata aberta, com vegetações aciculifoliadas e adaptadas a ambientes frios, as espécies mais comuns são: a Erva mate, o Pinheiro do Paraná, e a Araucária angustifólia.
Mata dos Cocais: Essa paisagem abrange os estados do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. É constituída essencialmente de coqueirais com espécie, como o babaçu e a carnaúba.
Caatinga: Formação característica de regiões semiáridas localizadas no Nordeste brasileiro. As espécies