ecossistemas
Ecossistemas são sistemas complexos formados por dois grupos de componentes: organismos vivos e os não-vivos. Esses dois grupos são inseparavelmente inter-relacionados. A definição clássica do ecossistema é dada por OUM.
Nesses sistemas, temos dois fluidos principais:
Ciclos biogeoquímicos- formado por elementos químicos como nitrogênio, carbono, oxigênio, que circulam pelos sistemas terrestres.
Fluxo de energia- esse fluxo tem inicio com a fixação de energia solar na biomassa vegetal pela fotossíntese e sua transferência em vários níveis, ate o homem, pelas cadeias alimentares.
A Avaliação Ecossistêmica do Milênio (AEM) é o maior inventário do estado de uso da natureza pelos seres humanos, foi desenvolvido pela ONU (Organização das Nações Unidas) e lançado em 2005. Esse inventário foi revisto por um Conselho formado por outros 80 integrantes que recolheram comentários críticos de 850 especialistas e representantes de diversos países. A mensagem síntese do Conselho descreve o preocupante estágio em que se encontra o suporte dos recursos naturais utilizados pelos empreendimentos e pela sociedade como um todo.
A AEM subdividiu os serviços ambientais em três categorias, serviços de suporte, serviços de provisão e serviços reguladores, que totalizam 24 unidades de serviços que afetam diretamente as pessoas, e uma quarta categoria de serviços que servem de suporte aos demais. O conjunto de serviços ambientais representa o capital natural do planeta. Trata-se de uma capital ameaçado pela ausência de direito de propriedade e de fungibilidade: não pode ser substituído por outro das mesma espécie, qualidade, quantidade e valor.
Na maioria dos países, a produção de energia, alimentos e de água contribui para a redução dos índices de desnutrição e para a melhoria das condições de saúde e de vida das populações em geral. No entanto, esses ganhos se deram à custa da crescente degradação ambiental. O custo total dessas perdas ambientais é de difícil