Ecossistema
Considerando que o ecossistema é o resultado da inter-relação, mais ou menos homogênea, entre os fatores bióticos e abióticos de um determinado meio, pode-se caracterizá-lo através dos seguintes aspectos: Um ecossistema é uma unidade estrutural composta de fatores bióticos(seres vivos) e abióticos (seres não vivos) do ambiente, como árvores, arbustos, vegetação rasteira, animais, húmus, solo, rocha, atmosfera e processos climáticos. Os ecossistemas terrestres normalmente são formados por uma comunidade biótica complexa, em interação com o solo, atmosfera, uma fonte de energia (o sol) e um suprimento de água.
ECOSSISTEMAS DO MEIO TERRESTRE
A superfície da terra é o meio mais importante para o Homem, pois este ecossistema garante a manutenção da humanidade, transformando-se no suporte físico para a construção de suas necessidades, sendo também a maior fonte de oferta de alimentos para a população. Estes ecossistemas são formados por florestas, savanas ou cerrado, caatinga, estepe, pantanal, entre outros.
PRINCIPAIS ECOSSISTEMAS TERRESTRES
TUNDRA - A Tundra, cujo nome significa planície pantanosa, distribui-se ao redor do Pólo Norte, acima de 60 graus de latitude norte. É caracterizada pela ausência de árvores, pela presença de plantas anãs, e pela superfície do solo coberta por um tapete de musgos e liquens espalhados junto a ervas de floração e arbustos baixos. Desenvolve-se ao sul do gelo polar, onde a superfície se derrete por uma curta temporada. O solo, abaixo dessa profundidade permanece gelado. O processo alternado de congelamento e fusão na superfície do solo, produz um pequeno ciclo, durante o qual o nível do solo se eleva e abaixa novamente. Este movimento ajuda o ciclo de nutrientes. Grandes quantidades de produtos da fotossíntese são produzidas e armazenadas no verão. A diversidade de espécies da tundra é relativamente pequena. As comunidades de plantas são normalmente constituídas por algumas poucas espécies de