Ecossistema
São os organismos responsáveis pela decomposição da matéria orgânica, transformando-a em nutrientes minerais que se tornam novamente disponíveis no ambiente. Os decompositores, representados pelas bactérias e fungos, são o último elo da cadeia trófica, fechando o ciclo. A seqüência de organismos relacionados pela predação constitui uma cadeia alimentar, cuja estrutura é simples, unidirecional e não ramificada.
Pirâmide ecológica[editar]
O fluxo de matéria e energia nos ecossistemas pode ser representado por meio de pirâmides, que poderão ser de energia, de biomassa (matéria) ou de números. Nas pirâmides ecológicas, a base é quase sempre mais larga que o topo. A quantidade de matéria (biomassa) e de energia transferível de um nível trófico para outro sofre um decréscimo de um décimo a cada passagem, ou seja, cada organismo transfere apenas nove décimos da matéria e da energia que absorveu.
Ecossistemas terrestres[editar]
Brasil[editar]
Amazônia - América Latina
Caatinga
Campos
Campos do Sul do Brasil
Cerrado
Mata Atlântica - Litoral brasileiro
Mata de Araucárias do Brasil
Mata de cocais - Norte e Nordeste Brasileiro
Pantanal - brasileiro
Ecossistemas aquáticos[editar]
Costeiros
Restingas
Manguezais
Sapais
Oceânicos
Como se relacionam os fatores bióticos e abióticos?[editar]
Fatores abióticos afetam a estrutura e as características da comunidade, mas a comunidade pode também alterar os componentes abióticos do ecossistema.
Fatores bióticos afetam as diferentes populações da comunidade e as trocas de energia e matéria destas com o ambiente. Assim, fatores abióticos e seres vivos estão em permanente ligação sistémica.
Algumas áreas vulneráveis do mundo[editar]
Mata Atlântica (lato sensu);
Floresta Amazônica (lato sensu);
Florestas das Ilhas do Pacífico Sul;
Florestas Úmidas de Nga-Manpuri-Chin (em Bangladesh, Índia e Myamar);
Florestas Úmidas das ilhas Salomão-Vanuatu-Bismarck;
Florestas das Terras