Ecossistema
Energia nuclear
É a energia liberada numa reação nuclear, ou seja, transformações nucleares, pois alguns isótopos de alguns elementos possuem a capacidade de se transformar em outros isótopos de outros elementos através de reações nucleares, emitindo energia durante essa reação. Esse processo baseia-se no princípio da equivalência de energia e massa, observado por Abert Einstein, do qual diz que durante um processo de reação nuclear, ocorrem transformações de massa em energia.
Existem duas formas de reações nucleares: a fissão nuclear, onde o núcleo atômico subdivide-se em duas ou mais partículas; e a fusão nuclear, na qual ao menos dois núcleos atômicos se unem para formar um novo núcleo.
A energia nuclear tem como uma das finalidades gerar eletricidade, de forma que quando o calor da reação é emitido utiliza-se de agua para resfriar o reator nuclear, e ao mesmo tempo com a evaporação da agua, o vapor ira girar um turbogerador, que por sua vez produzira energia elétrica.
Vantagens da energia nuclear
A principal vantagem da energia nuclear é a não utilização de combustíveis fósseis, em comparação com as usinas termoelétricas. E em comparação com as usinas hidrelétricas, não é necessário o alagamento de uma área, que outrora possuíam vários animais, ecossistemas e ate populações.
Desvantagens da energia nuclear
Os elementos que são usados como combustíveis apresentam tempo de decaimento muito grande, além de serem altamente radioativos e prejudiciais a saúde, por tanto é necessário que esses elementos radioativos fiquem confinados em matérias próprios, e sem contato externo, nem com o ser humano ou com o meio ambiente. Além de em caso de acidentes nucleares, os combustíveis vazados causarem grande impacto sob a região pelo vazamento desses combustíveis altamente radioativos.
Também há a preocupação da possibilidade da utilização desse método de reação nuclear para criar armas de destruição em massa, que são produzidas com o método de uma