ECOPRODUTOS
SUMÁRIO
REFERÊNCIAS 20
1 INTRODUÇÃO
A Construção Civil é reconhecida como uma das mais importantes atividades para o desenvolvimento econômico e social, e, por outro lado, comporta-se, ainda, como grande geradora de impactos ambientais, quer seja pelo consumo de recursos naturais, pela modificação da paisagem ou pela geração de resíduos.
O setor tem um grande desafio: “Tornar a engenharia civil uma ferramenta harmonizada com a sustentabilidade”. Uma das várias formas de conseguir essa harmonia, é a utilização de ecoprodutos por parte do setor.
Ecoprodutos são bens de consumo elaborados de maneira que não agridam a natureza e nem o ser humano. Isso é feito usando matérias primas naturais renováveis e naturais não renováveis, porém reaproveitáveis. Seu principal benefício é tornar as construções sustentáveis, entretanto seus ganhos estendem-se pela formação do ser sustentável. Ser que tem consciência de suas atitudes e age como parte integrante – e não isolada-de uma sociedade.
2 JUSTIFICATIVA
A construção civil tem vivido recentemente uma época frutífera, cujos aumentos nos ganhos, valorização de seus profissionais e expansão do mercado são só algumas das causas e consequências desta realidade, entretanto como todo setor, deve estar atenta às demandas da sociedade na qual está inserida.
As questões ambientais têm ocupado, gradativamente, cada vez mais espaço nos problemas dos países, desenvolvidos ou não, e a quantidade de resíduos deixados por construções, cerca de cinco vezes maior do que de produtos, tornou-se um dos centros de discussões da sustentabilidade.
A construção civil é responsável por entre 15 e 50 % do consumo de recursos naturais extraídos e consome 2/3 da madeira natural extraída. No Brasil, o consumo de agregados para a produção de argamassa chega a 220 milhões de toneladas e o volume de entulhos das construções e demolições é