Economy In China
A) Referências Bibliográficas: Economy and Environment China Seeks a Balance, Charles W. Schmidt.2002.
B) Conceitos Principais:
C) Objetivos do texto: Demonstrar os avanços alcançados pela economia chinesa a fim de melhorara a qualidade vida e ambiental do local, além de tentar superar as dificuldades encontradas para instalar novas políticas econômicas.
D) Estrutura Básica:
O autor divide o texto em Introdução, custos da poluição, mudanças da nova economia, qualidade do ar urbano e rural, mudanças do carvão para outros métodos de energia e mudanças futuras.
E) Ideia central do texto:
As dificuldades encontradas na anterior economia chinesa e as melhorias que um novo modelo econômico poderia proporcionar a população.
F) Síntese: De acordo com o autor o modelo econômico anterior chinês com inspirado no estilo soviético de industrial se espalhou pelo pais sem um controle de poluição, tendo como base a utilização de carvão como método de produção energético principal, já que este seria um dos recursos mais abundantes do solo chinês. Ainda hoje o ambiente chinês continua muito degradado, porem com a instalação de uma politica rudimentar de controle a poluição, podem ser observadas melhorias, principalmente na qualidade do ar. Mas as mudanças ainda não cessaram, autoridades chinesas comprometem-se a mudanças sem precedentes na área de proteção ambiental. Os danos causado pela poluição foram extremos, chegando a ser similar ao crescimento econômico do pais na época de 1997. 9 das 10 cidades com os maiores níveis de poluição do ar encontram-se na China. Porem as criticas não cessam somente na poluição do ar, cerca de metade da população chinesa bebem água com algum tipo de contaminação. No entanto cada vez mais as autoridades chinesas estão começando a si responsabilizar pela proteção ambiental, de modo que apliquem as novas tecnologias obtidas para criação de modelos que funcionem a longo prazo para a manutenção ecológica. No