Economista
Resumo
Atuo na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) fundamental II Telecurso há seis anos. É uma unidade instalada fora de um Centro Educacional. No meu caso, é instalada em um bairro muito carente, com todas as dificuldades comuns de uma região da periferia. A Unidade de Educação de Jovens e Adultos (UEJA) é uma grande oportunidade para a clientela do bairro, que por vários motivos não puderam terminar seus estudos. A maioria das salas é marcada por uma diversidade de idades e níveis de ensino, que buscam diferentes objetivos, realizações pessoais, autoestima, afirmação e promoção profissional.
1. Justificativa Observando a desmotivação de alguns alunos após obterem os resultados de suas provas processuais, tive a preocupação em estimula-los novamente para não desistirem de seus objetivos. Conversando com a turma, percebi que a maior dificuldade era interpretar a pergunta das provas. Assim criei esse projeto, que trata da importância da interpretação de texto para entender o mundo e situações da realidade social deste público, pois é através do entendimento da leitura que se obtém informações sobre alguns conteúdos e conhecimentos.
Bamberger “Só se atinge o objetivo do ensino da leitura e da capacidade critica, quando se começa com os interesses existentes, tentando constantemente expandir lhes os horizontes”.
2. Objetivo
Meu objetivo foi estimular o grupo à leitura e interpretação de textos relacionados com questões interdisciplinares no intuito de proporcionar uma visão crítica e contextualizada dos assuntos adquiridos dentro e fora da sala de aula, fazendo aflorar sua opinião a respeito de determinados assuntos, de modo a transformá-la em conhecimento. Estimular esses alunos a participar e trocar informações, retirando-os da passividade costumeira e assim concluir minhas aulas associando os conteúdos dados à sua realidade.