Economia
1. (AFRF-1998) A função alocativa do Governo está associada a: a) controle da demanda agregada visando minimizar os efeitos sobre o bem-estar social de crises de inflação ou recessão.
b) intervenção do Estado na economia, para alterar o comportamento dos níveis de preços e emprego.
c) fornecimento de bens e serviços não oferecidos adequadamente pelo sistema de mercado.
d) utilização de instrumentos de política fiscal, monetária, cambial, comercial e de rendas.
e) implementação de uma estrutura tarifária progressiva.
2. (AFC-SFC-2001) No tocante ao papel do Estado na atividade econômica, diz-se que o setor público deve cumprir, fundamentalmente, as três seguintes funções: a) distributiva, fiscalizadora e alocativa;
b) distributiva, fiscalizadora e estabilizadora;
c) distributiva, alocativa e estabilizadora;
d) fiscalizadora, alocativa e estabilizadora;
e) fiscalizadora, normativa e estabilizadora.
3. (AFC-CGU-2004) A necessidade de atuação econômica do setor público prende-se à constatação de que o sistema de preços não consegue cumprir adequadamente algumas tarefas ou funções. Assim, é correto afirmar que: a) a função distributiva do governo está associada ao fornecimento de bens e serviços não oferecidos eficientemente pelo sistema de mercado.
b) a função alocativa do governo está relacionada com a intervenção do Estado na economia para alterar o comportamento dos níveis de preços e emprego.
c) o governo funciona como agente redistribuidor de renda através da tributação, retirando recursos dos segmentos mais ricos da sociedade e transferindo-os para os segmentos menos favorecidos.
d) a função estabilizadora do governo está relacionada ao fato de que o sistema de preços não leva a uma justa distribuição de renda.
e) a distribuição pessoal de renda pode ser implementada por meio de uma estrutura tarifária regressiva.
4. (CGU-Analista de Finanças-2004) Para atingir os objetivos de política econômica, o governo