Economia
Economia: A ciência social que estudo como as pessoas e a sociedade decidem empregar recursos escassos, que poderiam ter utilização alternativa, na produção de bens e serviços de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, afim de satisfazer as necessidades humanas.
Economia positiva
Procura entender e explicar os fenômenos econômicos como eles realmente são.
Ex: São Paulo é o primeiro Estado na produção industrial brasileira.
Economia normativa
São pontos de vista influenciados por fatores filosóficos, sociais e culturais; dependem de nossos julgamentos a respeito do que é certo e do que é errado.
Ex; O combate ao desemprego deveria ser uma prioridade em relação ao combate da inflação.
Mercado: é um local ou contexto em que compradores e vendedores de bens, serviços ou recursos estabelecem contatos e realizam transações.
Concorrência perfeita: é um tipo de mercado em que há um grande número de compradores e vendedores.Nenhum agente econômico, agindo individualmente, consegue afetar o preço do produto. Os produtos são homogêneos. Ex açúcar.
Monopólio: é uma situação de mercado em que uma única empresa vende um produto que não tenha substitutos próximos.
Monopólio bilateral: um único vendedor e um único comprador.
Concorrência monopolista: é uma situação de mercado na qual existem muitas firmas vendendo produtos diferenciados, mas que são substitutos próximos.
Oligopólio: é uma situação de mercado em que um pequeno número de firmas domina o mercado, controlando a oferta de um produto. Existe grande números de compradores e a empresa controla o mercado.
Monopsônio: um único comprador concentra em suas mãos a totalidade de compra dos fatores de produção. Grande número de ofertantes. Ex: peça específica.
Concorrência Monopsônistica: um grande número de compradores; os fatores de produção são