ECONOMIA
Um documentário sobre as obras dos mais renomados cientistas da história, que acreditaram em um futuro mais sustentável, estando a frente de seu tempo não se entregou ao estado daquele que é tratado como uma coisa e se torna escravo das atividades e instituições humanas, de ordem econômica, social ou ideológica. Este traz a história de personagens históricos e contemporâneos que dedicaram suas vidas a encontrar novas formas de obter o bem mais precioso para o homem moderno: a energia. Nomes como Eugene Mallove, Paul Pantone, Stanley Meier, Tesla, Diesel, usaram toda sua criatividade para desenvolver energias alternativas para continuar alimentando o progresso da humanidade.
Assim como neste caso em especial é mostrado a energia e toda força existente por trás dela, envolvendo a situação econômica, a política e o poder, podemos nos referenciar com o que ocorre com outros recursos, fatores ou produtos em meio a sociedade atual.
Esse especial mostra como o poder sentia-se ameaçado com a criação de novos recursos que visavam o avanço e a melhoria na qualidade de vida do homem, além do puro lucro. Thomas Edson foi um exemplo, quando tentou boicotar Tesla e Diesel, de algum dos meios que tentavam dificultar tais avanços, pois entendia que os mesmos atrapalhariam seus lucros e crescimento econômico de interesse particular e individual. Morgan um dos sócios de Edson monopolizou o cobre impedindo assim a obtenção do recurso necessário para os avanços de Tesla, que chegou a morrer travado por poderes maiores com interesses particulares vindo a ser reconhecido muitos anos depois.
A criação de um futuro promissor com novos recursos,que era o que esses cientistas buscavam, comprometeria os antigos a terem sua demanda diminuída ou até mesmo substituída. No caso da melanina que é também citada no documentário, considerada uma fonte de energia inesgotável, teve pesquisas barradas e encerradas por ameaças ou monopolização de recursos