economia
ECONOMIA EMPRESARIAL
Prof. Luiz Gustavo Baptista
CASO DA STRONGER PASTELARIA
Atividade Principal: Comércio, venda produto alimentício (Pastelaria)
Questões de Estudo de Caso:
1- O principal fator foi a mudança de público consumidor, considerada uma população mais jovem e também casais com filhos crianças e adolescentes, e o produto considerado “bom, barato e gostoso”.
2- O Pastel e o caldo de cana são considerados bens complementares, os sanduiches da concorrência considera-se substitutos.
3- Neste caso pode ter uma redução nas vendas dos pastéis pois terá que encarecer o combo pelo aumento do caldo de cana, bem como, se trocar o caldo de cana por um produto substituto não se tem garantia do gosto pelo produto e também não tem garantia da mesma demanda, por outro lado seria uma forma de garantir o preço.
4- Por que os clientes do Senhor Stronger poderá optar pelo produto substituto vendido pela concorrência por ser mais barato, afetando os negócios da pastelaria.
5- É considerada inelástica, por não ter variação significativa com a redução do preço, apesar dos produtos serem diferentes.
6- QE=12.000+5000/(4-2,5) = 11.334 unidades produzidas e comercializadas.
7- A estratégia dominante é optar por não reduzir o preço.
8- Na cidade de Casimiro de Abreu não, pois pode haver uma crise local pela desistência de pagamento dos royalties na cidade, uma vez que a mesma é bastante dependente dessa renda, mas poderia ver outro local, já que onde está já tem problema com a concorrência.
9- Todo e qualquer empreendimento gera para a localidade emprego e renda e com isso a população passa a consumir mais e/ou melhor, no caso da pastelaria aumentaria a demanda e com isso o faturamento.
10- Quando a taxa de cambio sobe o melhor é para exportação, no entanto com a desvalorização do cambio, a demanda da pastelaria cai, ainda mais que o negócio conta muito com o turismo.
11- Quando o IPCA amenta em 10% significa que o produto de consumo