Economia
“Contra a intervenção excessiva do governo na economia , contra o monopólio concedido pelo estado a algumas grandes companhias e contra as leis que dificultavam a mobilidade da forca de trabalho”
o que gera riqueza: trabalho humano fator decisivo: divisão do trabalho divisão do trabalho: resulta da TROCA troca:gera maior especialização, economia de tempo.
“ acumulação de capital aumenta as forcas produtivas da nação”. “ nao se deve interferir nas leis do mercado: deixada a si mesma a economia caminha para o melhor dos resultados , conduzida pela mao invicsivel (liberalismo econômico) nao intervenção do estado nas leis do mercado”.
**ampliação dos mercados - troca - divisão do trabalho > produtividade- acumulação de capital
* distinguiu o valor de uso e o valor de troca * somente o valor de troca tem interesse econômico
* trabalho é a medida do valor = TEORIA DO VALOR-TRABALHO = valor de um bem é determinado pela quantidade de trabalho necessário para produzi-lo(objetiva-depende dos custos)
TEORIA DO CONSUMIDOR
Demanda- intenção de compra
Utilidade- representa o grau de satisfação que os consumidores atribuem aos bens e serviços que podem adquirir no mercado.
Teoria do valor utilidade: pressupõe que o valor de um bem se forma por sua demanda , pela satisfação que o bem representa para o consumidor.(subjetiva- depende da visão do consumidor).
Valor do uso: e a utulidade ou a satisfação que o bem representa para o consumidor.
Valor de troca: forma-se pelo preco no mercado, pelo encontro da oferta ou da demanda do bem ou serviço .
Teoria do consumidor(teoria da demanda): dada a renda e os preços do mercado , o consumidor, ao demandar um bem ou serviço , esta maximizando a utilidade ou satisfação que ele atribui ao bem ou serviço. * Utilidade marginal: tende a aumentar quanto maior a quantidade consumida do bem ou serviço . * Lei da utilidade marginal