Economia
O mercado concorrencial engloba quatro tipos de mercados: Mercados em Monopólio, Mercados em Oligopólio, Mercados em Monopsônio e Mercados em Oligopsônio.
Mercados em Monopólio:
São mercados caracterizados por terem apenas um fornecedor para determinado bem ou serviço. Os mercados em monopólio podem impor o preço aos seus consumidores já que não existem concorrentes que comercializem seus produtos. Os mercados em monopólio podem existir devido a particularidades de mercado ou através de regulamentação governamental.
Em alguns casos o consumidor pode ser prejudicado, pois pode estar pagando um preço alto por um bem ou serviço não tão eficiente.
Exemplo: Petrobras, que é um monopólio, pois atualmente é a única empresa que fornece seu produto.
Mercados em Oligopólio:
São mercados onde existem poucos fornecedores para determinados bens ou serviços, em que os poucos fornecedores entram em um acordo para definir um preço geral assemelhando-se ao Monopólio, pois o preço oferecido por todos os fornecedores será parecido.
Como no Monopólio, o consumidor pode ser, às vezes, prejudicado, por estar pagando um preço alto e recebendo pouca eficiência em troca.
Exemplo: Companhias de Telefonia
Mercados em Monopsônio:
São mercados caracterizados por terem vários fornecedores e apenas um comprador. O comprador geralmente é o mercado Monopólio, e podem impor o preço para a compra do produto.
O fornecedor, neste caso, pode ser o prejudicado. Pois vai haver grande número de concorrentes que podem oferecer um produto de mesma qualidade mas com valores diferentes, e no final é o comprador (Monopólio) que vai acabar definindo o preço.
Exemplo: Cooperativas, pois compram um produto