Economia
Macroeconomia como sabemos quem moedas são meios de pagamentos, que aceleram o processo de crescimento econômico, porem se a economia está com excesso de liquidez podemos ter a chamada inflação, já a falta de liquidez pode ter a chamada recessão. Quem tem a função de manter o equilíbrio entre o excesso de liquidez e a falta dela e o Banco Central, mas ele esta submetido a outras instancias.
O Sistema Financeiro Nacional do Brasil é dividido em duas partes: sistema normativo e o sistema operativo. O subsistema operatório e composto de instituições financeiras entre outros participantes do mercado. Essas instituições que fazem o processo de multiplicação de meios de pagamentos.
O sistema normativo e responsável por normatizar, fiscalizar e intervir no mercado financeiro quando necessário, são compostos por três agentes de grande importância, que são eles: Conselho Monetário Nacional, o Banco Central e a comissão de valores mobiliários, onde cada um desses membros tem função distinta.
O primeiro deles o Conselho Monetário Nacional é o órgão financeiro máximo presente no Brasil, ele é responsável por toda a normatização do SFN e pelas principais regras referentes a politica monetária no Brasil, seus parceiros são: Ministro da Fazenda, Ministro do Planejamento e o presidente do Banco Central.
Abaixo do Conselho Monetário Nacional temos o Banco Central, que é conhecido também como BACEN ou BC, e a Comissão de Valores Mobiliários ou CVM, cada um deles tem atuação bem especifica do mercado. O Banco Central tem a função de fiscalizar as instituições financeiras, controlando meios de pagamentos e prestar auxilio aos bancos, o BC atua também como defensor da população perante as instituições financeiras.
A Comissão de Valores Mobiliários e responsável pela fiscalização e normatização do mercado de títulos e valores mobiliários, esse valor mobiliário é qualquer papel emitidos por uma empresa para captar