Economia
1.1 – HISTÓRICO SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL.
A idéia Desenvolvimento Sustentável surgiu no século XIX nos Estados Unidos em torno da questão da criação dos parques nacionais. Contudo, apenas nos anos 1960 com a publicação do livro “Primavera Silenciosa” de Rachel Carson é que a questão ambiental passou a ser vista como uma questão a ser discutida globalmente. O mundo do pós-1945 estava vivendo muitas transformações que nos ajudam a compreender a elaboração do conceito de desenvolvimento Sustentável.
Vejamos alguns destes indícios.
Terminada a Guerra Total (1914-1945) o mundo Ocidental precisa se reorganizar e, em especial, a Europa Ocidental, se reconstruir. Nos primeiros anos após a guerra, se iniciou um conjunto de ações, em diferentes partes do mundo, que marcam um novo posicionamento dos povos frente a si mesmo e aos outros.
Dentre estes eventos destacamos: • A descolonização africana e asiática; • A Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948); Os movimentos feministas por direitos civis nos Estados Unidos dos anos 1950/60/70 são alguns dos exemplos de ações que demonstram a transformação na forma de ser humano se ver e olhar para o outro.
Tal conceito, Desenvolvimento Sustentável, foi cunhado por Gro Harlem Brundtland, então primeira-ministra da Noruega, no relatório intitulado “Nosso Futuro Comum” (1987), que ficaria conhecido como Relatório de Brundtland. Este relatório visava consolidar as propostas realizadas na Conferência de Estocolmo, em 1972, e assim colocava o conceito de Desenvolvimento Sustentável:
“O desenvolvimento sustentável é aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem ás suas necessidades. O conceito de “necessidades”, sobretudo as necessidades essenciais dos pobres no mundo, que devem receber a máxima prioridade. A noção das limitações que o estagio da tecnologia e da organização social impõe ao meio ambiente,