Economia
No artigo “Por que as contas não fecham” de LOPES, Mikhail publicado na Revista Exame,2000 mostra as mudanças do cenário econômico atual. Os balanços patrimoniais que têm por objetivo mostrar a movimentação financeira em uma determinada data, igualando o ativo (bens e direitos) e o passivo (obrigações), e o que todos procuram a linha que mostra se a empresa teve lucro ou prejuízo. Já para a nova economia, que indica que uma empresa não vale pelo que é apresentado no balanço e sim pelo seu valor no mercado o balanço é dispensável.
O autor apresenta exemplos de empresas como a Cisco que no ano de 1999 que apresentou 14,7 bilhões de dólares contabilizados em seu ativo, mas é avaliada em mais de 470 bilhões de dólares pelo mercado acionário. Mais uma prova que a nova economia, baseia se em ativos que não são declarados em balanço que são os intangíveis, principalmente, as marcas, clientes e as tecnologias desenvolvidas.
Como os intangíveis não podem ser descritos em balanço, acaba surgindo um problema, pois os gastos que a empresa têm com pesquisas, desenvolvimento e marketing que podem gerar benefícios por anos, são descritos no balanço como despesas, desta forma as empresas buscam cada vez mais artifícios para realizar lançamentos mais atrativos ao olhos do cenário econômico.
Hoje quase treze anos após a publicação deste artigo podemos ver mais claramente o que o autor disse. As empresas tecnológicas e as virtuais são as que têm maior valor no mercado e não necessariamente possuem ambiente físico, no entanto detêm grande conhecimento intelectual. Empresas essas que os bens intangíveis possuem valor inúmeras vezes maior que os