Economia
1-Indicar os diversos tipos de relações internacionais:
Comercio interno: quando os agentes economicos intervenientes pertencem ao mesmo país (são ambos residentes);
Comercio externo: quando os agentes economicos intervenientes pertencem a países diferentes;
Troca de bens, serviços e capitais: Com base nas vantagens que cada país dispõe para a produção de certos bens dando origem a trocas internacionais quena qual se têm desenvolvido em grande escala devido à globalização – resulta da expansão da produção e do comércio a nível mundial – e à defesa do comércio sem fronteiras.
Podemos concluir que entre um País e o Resto do Mundo se estabelecem relações económicas diversificadas que se traduzem na troca de mercadorias, de serviços e de capitais.
Divisão internacional do trabalho (DIT): é a divisão da produção mundial de acordo com as capacidades de cada país, divisão da produção de bens por países com base nas vantagens absolutas e relativas que esses países apresentam relativamente ao fabrico desses bens, esta divisão do trabalho entre países com tipos de recursos diferentes origina desigualdades nas trocas, beneficiando os países mais industrializados.
2- Justificar a necessidade das relações internacionais:
Os países especializam-se na produção dos bens para os quais têm vantagens;
Ao produzirem-se bens, de acordo com as vantagens de cada país, estes aumentarão a sua produção, o seu rendimento e o seu bem-estar;
O alargamento das relações económicas entre países é um fator incompatível com o isolamento comercial;
O comércio entre os povos tem por base a necessidade de consumir outros bens de que os países não dispõem ou que são produzidos no país a custos mais elevados;
As trocas entre países são de natureza diversa, abrangendo mercadorias, serviços e capitais;
Em plena era de globalizaçao é impossivel um pais